O PS/Caldas visitou no passado sábado, 6 de janeiro, a CRAPAA (Caldas da Rainha Associação Protetora dos Animais Abandonados), de forma a tomar contacto com a realidade das associações de proteção de animais do concelho.
Esta associação conta com aproximadamente 80 associados e 45 voluntários, na sua maioria estrangeiros residentes na zona. Durante os últimos 4 anos a CRAAPA resgatou 180 animais, 144 dos quais nos últimos 2 anos. Destes, 171 conseguiram ser adotados, alguns por famílias de vários pontos da europa e do mundo, muito fruto dos contactos dos voluntários estrangeiros da associação.
No canil da CRAPAA, encontram-se atualmente 45 cães, alguns dos quais desde o seu nascimento, à espera de oportunidade de adoção. Durante a visita foi possível verificar o quão difícil é manter um espaço limpo e em condições para tantos animais, apenas com o esforço e dedicação de tão poucas pessoas.
A CRAAPA, vivendo de donativos e voluntariado, consegue manter um espaço digno, com o mínimo de condições de vida para animais abandonados ou perdidos. Refira-se, por exemplo, que funciona sem eletricidade, sem casas de banho para os voluntários e aguardando, há um ano, a formalização por parte da câmara do protocolo com vista à constituição do direito de superfície sobre o terreno para que possa desenvolver o seu projeto de canil com outras e melhores condições para os animais.
Num momento em que é há um desinvestimento notório da Câmara nos cuidados com os animais abandonados, nomeadamente pela falta de um canil e gatil municipal, e ainda que cedendo espaços para que associações como a CRAAPA desenvolvam a sua meritória atividade, esta lacuna é preenchida por associações de voluntários que desempenham uma ação tão crucial para a comunidade.
o PS/Caldas entende ser necessário olhar para o excelente serviço prestado à comunidade e valorizá-lo condignamente.
Assim, o PS/Caldas, pretende defender estas associações, apoiando as suas iniciativas através da ação dos vereadores e deputados da assembleia municipal, de forma a continuarem a realizar as suas ações beneméritas tão relevantes e abnegadas.