
Os Vereadores do Partido Socialista, Luís Patacho e Jaime Neto, votaram a favor da aprovação da minuta de “Protocolo para Cedência Gratuita de Espaços no Hospital Termal Rainha D. Leonor a celebrar com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO)” , tendo apresentado a seguinte declaração de voto:
Declaração de Voto a favor da aprovação da minuta de “Protocolo para Cedência Gratuita de Espaços no Hospital Termal Rainha Dª Leonor a celebrar com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO)”
(ponto 1688/2020 da Reunião Camarária de 2020/11/10)
Os Vereadores do Partido Socialista (PS) votaram favoravelmente a Minuta de “Protocolo para Cedência Gratuita de Espaços no Hospital Termal Rainha D. Leonor a celebrar com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO)”, por concordarem com a cedência gratuita do espaço, mas não concordam com o teor do nº 6 da cláusula 5ª dessa minuta de protocolo.
Tal como os Vereadores do PS haviam expressado na deliberação 181/2019, de 4 de Fevereiro de 2019, não concordam com o estacionamento de autocarros de turismo no espaço junto à sede do CHO, entre o Chafariz das Cinco Bicas e o Jardim da Água, da autoria de Ferreira da Silva.
Como assim, repisam novamente o que aí disseram, entendendo que o estacionamento de veículos dessa dimensão naquele espaço desprestigia uma zona nobre da nossa Cidade, em local demasiado próximo daquelas duas peças patrimoniais com tão elevado interesse social, cultural e histórico, impedindo a fruição de vistas e a sua melhor apreciação não só pelos Caldenses como também pelos visitantes e turistas.
Os Vereadores do PS entendem que esses autocarros de turismo apenas deveriam desembarcar aí os passageiros e, depois, ser estacionados noutro local da cidade, nomeadamente no estacionamento junto à CIMOESTE, regressando, por fim, para o embarque das pessoas.
Para tanto, apenas seriam necessárias infraestruturas ligeiras de apoio aos passageiros, designadamente uma casa de banho e iluminação pública adequada, evitando-se o impacto negativo que resulta do estacionamento prolongado de veículos pesados naquele espaço.
Mais entendem que a Câmara Municipal, em articulação com o CHO, deveria conceber e implementar um estudo urbanístico global que valorizasse e qualificasse todo esse espaço de ligação entre a Praça da República e a Mata Rainha Dona Leonor, no qual o Chafariz das 5 Bicas e o Jardim da Água tivessem um papel muito relevante a desempenhar como elementos patrimoniais de fruição num percurso urbano com tão grande potencial.
Caldas da Rainha, 10 de Novembro de 2020.
(Luís Miguel Patacho) (Jaime Neto)