Declaração de Voto a favor da aprovação da minuta de “Protocolo para Cedência Gratuita de Espaços no Hospital Termal Rainha Dª Leonor a celebrar com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO)”

Os Vereadores do Partido Socialista, Luís Patacho e Jaime Netovotaram a favor da aprovação da minuta de “Protocolo para Cedência Gratuita de Espaços no Hospital Termal Rainha D. Leonor a celebrar com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO)” , tendo apresentado a seguinte declaração de voto:

Declaração de Voto a favor da aprovação da minuta de “Protocolo para Cedência Gratuita de Espaços no Hospital Termal Rainha Dª Leonor a celebrar com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO)”

(ponto 1688/2020 da Reunião Camarária de 2020/11/10)

Os Vereadores do Partido Socialista (PS) votaram favoravelmente a Minuta de “Protocolo para Cedência Gratuita de Espaços no Hospital Termal Rainha D. Leonor a celebrar com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO)”, por concordarem com a cedência gratuita do espaço, mas não concordam com o teor do nº 6 da cláusula 5ª dessa minuta de protocolo.

Tal como os Vereadores do PS haviam expressado na deliberação 181/2019, de 4 de Fevereiro de 2019, não concordam com o estacionamento de autocarros de turismo no espaço junto à sede do CHO, entre o Chafariz das Cinco Bicas e o Jardim da Água, da autoria de Ferreira da Silva.

Como assim, repisam novamente o que aí disseram, entendendo que o estacionamento de veículos dessa dimensão naquele espaço desprestigia uma zona nobre da nossa Cidade, em local demasiado próximo daquelas duas peças patrimoniais com tão elevado interesse social, cultural e histórico, impedindo a fruição de vistas e a sua melhor apreciação não só pelos Caldenses como também pelos visitantes e turistas. 

Os Vereadores do PS entendem que esses autocarros de turismo apenas deveriam desembarcar aí os passageiros e, depois, ser estacionados noutro local da cidade, nomeadamente no estacionamento junto à CIMOESTE, regressando, por fim, para o embarque das pessoas.

Para tanto, apenas seriam necessárias infraestruturas ligeiras de apoio aos passageiros, designadamente uma casa de banho e iluminação pública adequada, evitando-se o impacto negativo que resulta do estacionamento prolongado de veículos pesados naquele espaço.

Mais entendem que a Câmara Municipal, em articulação com o CHO, deveria conceber e implementar um estudo urbanístico global que valorizasse e qualificasse todo esse espaço de ligação entre a Praça da República e a Mata Rainha Dona Leonor, no qual o Chafariz das 5 Bicas e o Jardim da Água tivessem um papel muito relevante a desempenhar como elementos patrimoniais de fruição num percurso urbano com tão grande potencial.

Caldas da Rainha, 10 de Novembro de 2020. 

(Luís Miguel Patacho) (Jaime Neto)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s