Os vereadores do PS, Luís Patacho e Jaime Neto, apresentaram uma proposta de incumbir os Serviços do Gabinete Florestal da Câmara Municipal das Caldas da Rainha da realização de um inventário do património arbóreo existente no perímetro urbano e sua georreferenciação, assim como a discriminação técnica sobre as características das árvores de substituição das árvores propostas para abate (porte, tipo de folhagem e ensombramento, resistência ao vento,etc.), de forma a escolher as mais adequadas às características das ruas onde se inserem.
O vereador Jaime Neto referiu ainda que já tinha proposto em reunião camarária anterior a realização de um estudo arbóreo e paisagístico semelhante, embora mais localizado, para melhoria das condições de conforto do Mercado Abastecedor das Caldas da Rainha (MERCAL), nomeadamente no que se refere à proteção do vento excessivo e à criação de algum ensombramento.
A presente deliberação foi tomada por unanimidade pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
E a limpeza e preservação da MATA DAS MESTRAS? Abraço, Mário Tavares
Dr. Mário Tavares,
a limpeza e preservação da Mata Nacional das Mestras (MNM) é da responsabilidade do Estado Português, que entregou a sua administração/gestão aos Serviços Florestais, hoje representados pela Autoridade Florestal Nacional (Direção Regional de Florestas de Lisboa e Vale do Tejo). A administração e a gestão não são da responsabilidade da autarquia das Caldas da Rainha.
No entanto, a autarquia pode e deve divulgar, facilitar e qualificar o acesso dos cidadãos e suas famílias à Mata Nacional das Mestras. Nesse aspecto mais particular, estamos a estudar propostas concretas de planeamento e ação que oportunamente apresentaremos.
Um abraço,
Jaime Neto