O PS/Caldas congratula-se com a comparticipação dos tratamentos termais

Hospital_termal

O PS/Caldas congratula-se com a reposição da comparticipação dos tratamentos termais por parte do Serviço Nacional de Saúde.

O SNS vai voltar a comparticipar estes tratamentos, mediante prescrição médica, regressando-se assim à situação que existia em 2011 e que havia sido suspensa pelo governo do PSD/CDS-PP.

Esta reposição deve-se a uma iniciativa de alteração ao Orçamento de Estado proposta pelo Grupo Parlamentar do PS e que vai de encontro a uma reivindicação do PS/Caldas, que se bateu durante largos meses junto de vários responsáveis no sentido de ser aprovada esta medida crucial para o concelho.

Esta alteração cria assim condições para que o Hospital Termal das Caldas da Rainha possa voltar a acolher todas e todos aqueles que o procuram, independentemente da sua condição económica.

O PS/Caldas considera ainda esta medida como fundamental para o impulso que é necessário dar ao termalismo no nosso concelho e espera que, com a também recente concessão das águas termais ao Município, possa acelerar o processo de reabertura do nosso Hospital Termal.

Deste modo, ao ter obtido uma resposta positiva em relação às suas ambições, a concelhia do PS entende que é da maior importância manter uma postura ativa e assertiva constante na procura de respostas às necessidades da comunidade, junto dos diversos órgãos e intervenientes nas decisões políticas que afetam a vida dos caldenses.

A Concelhia do Partido Socialista das Caldas da Rainha

25 de Novembro de 2017

 

Transcrição de parte da ata da última reunião de Câmara com a intervenção do vereador Luís Miguel Patacho sobre a reposição das comparticipações nos tratamentos termais:

“O Vereador Luís Patacho expressou o seu regozijo pela reposição das comparticipações das despesas com os tratamentos termais dos beneficiários do Serviço Nacional de Saúde, objecto de corte pelo anterior Governo, em 2011.

Mais disse, tratar-se de uma iniciativa dos Deputados do Partido Socialista à Assembleia da República em sede de discussão e aprovação do Orçamento do Estado na Especialidade, de que foi subscritor, entre outros, o Deputado António Sales, eleito pelo círculo de Leiria. Medida que, acrescentou, é mais uma que traduz a passagem das palavras aos actos no que concerne à prioridade dada pelo PS ao termalismo e ao reforço do Estado Social, que choca de forma indelével com alguns discursos mais ou menos inflamados sobre imputados cortes nas comparticipações sociais, repondo a verdade dos factos.
Referiu ainda que, sendo o termalismo um dos pilares do desenvolvimento do turismo, esta reposição é de enorme relevância, mormente para o termalismo nas Caldas da Rainha, uma vez que assenta fundamentalmente em tratamentos por prescrição médica.
Mais disse que esta reposição é extremamente oportuna, uma vez que vem na antevéspera da reabertura das termas nas Caldas da Rainha, e que se trata de uma medida crucial para o Concelho, fundamental para o impulso e sustentabilidade financeira do nosso termalismo, potenciando o aumento do número de aquistas que, não por acaso, desde sensivelmente a altura do corte das comparticipações decresceu quase 50% a nível nacional no que se refere ao termalismo clássico.
Por fim, manifestou ser-lhe duplamente gratificante esta medida, considerando o trabalho desenvolvido pela concelhia das Caldas da Rainha do Partido Socialista para este desfecho, em especial nos últimos meses, em que também teve participação directa, designadamente junto das Secretarias de Estado e dos Deputados à Assembleia da República.”

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s