Declaração de voto de abstenção sobre a atribuição de subsídio no âmbito das Iluminações de Natal 2018

Os Vereadores Luís Patacho e Jaime Neto apresentaram uma declaração de voto de abstenção sobre a atribuição de subsídio no âmbito das Iluminações de Natal 2018

Declaração de voto de abstenção sobre a atribuição de subsídio no âmbito das Iluminações de Natal 2018

(ponto 1753/2018 da Reunião Camarária de 21/11/2018)

As iluminações de Natal voltam a contemplar quase exclusivamente a parte da cidade pertencente à União de Freguesias de Caldas da Rainha – N. Sr.ª do Pópulo, Coto e S. Gregório, apenas abrangendo uma rua e um largo pertencente à União de Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro.

Como é habitual, essa parte da cidade é olimpicamente ignorada e, por isso mesmo, prejudicada. A novidade é que desta vez temos um Presidente da Junta da União de Freguesias a que pertence essa zona da cidade que se regozija expressa, galhofeira e contrariamente ao sentimento generalizado dos seus fregueses por não ter na “sua” freguesia iluminações de Natal. Não queremos iluminações de Natal, diz. Proclamação notável, esta, que ficará nos anais da Assembleia Municipal.

A União de Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro tem um longo e triste histórico de esquecimento pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, de que foram exemplo gritante as chamadas obras de regeneração urbana que, recordêmo-lo, não aplicaram 1 Cêntimo de investimento nessa União de Freguesias.

Esta prática é contrária ao princípio da coesão territorial e social que a Câmara Municipal tem o dever de defender e prosseguir, mas não faz.

E não o faz por puro eleitoralismo, escudando-se, atrás da Associação promotora da iniciativa, da denúncia da população de Santo Onofre de que esta é a parente pobre das freguesias da cidade. Instada sobre a razão pela qual essa freguesia não é merecedora de mais uma ou outra rua iluminada, em especial a Manuel Mafra e ou a Vitorino Fróis, lava daí as suas mãos e remete para a ACCCRO a responsabilidade exclusiva sobre o critério da escolha das artérias. Que não tem nada que ver com isso. É só isto que está em causa, nada mais, um lava mãos.

A União de Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro não pode continuar a ser preterida e prejudicada no seu desenvolvimento social e económico. O reforço  das iluminações de Natal nessa freguesia ajudaria a potenciar a sua capacidade e desempenho comercial e promoveria uma desejável equidade e reforço da coesão territorial e social. Ao negar essa possibilidade a Santo Onofre a Câmara Municipal não está a cumprir com uma das suas principais funções e desígnios.

Por isso os Vereadores do PS se abstiveram nesta votação.

Mais solicitaram que a presente declaração de voto fosse enviada aos Senhores Presidentes da Assembleia de Freguesia e da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro.

Os Vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Caldas da Rainha, 19 de novembro de 2018.

(Luís Miguel Patacho)                (Jaime Neto)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s