Os Vereadores do Partido Socialista, Luís Patacho e Jaime Neto, abstiveram-se relativamente à sinalização rodoviária com lombas redutoras da velocidade nas Ruas da Índia, Rua Direita e Rua de São João, todas em Santa Catarina.
Declaração de voto de abstenção sobre a colocação de sinalização rodoviária nas Rua da Índia, Rua Direita e Rua de São João em Santa Catarina
(ponto 260/2018 da Reunião Camarária de 2019/02/11)
Os Vereadores do PS concordam com a necessidade de se aplicarem medidas de acalmia de trânsito que imponham a redução da velocidade dos veículos nas Ruas da Índia, Rua Direita e Rua de São João, todas em Santa Catarina.
Todavia, entendem que a Câmara deve diversificar os meios que impelem a redução da velocidade do trânsito, uma vez que o número de lombas já existentes no concelho é manifestamente excessivo, com implicações negativas para o meio ambiente e para a circulação de trânsito, incluindo dos veículos de socorro.
Existem diversas outras formas alternativas às lombas, nomeadamente a sinalização horizontal, bandas sonoras, semáforos de controlo de velocidade, radares fixos de velocidade, ou, em especial junto às escolas, imposição de “Zonas 30”, que poderiam e deveriam ser mais utilizados como, aliás, outros Municípios o fazem.
Pelo que, concordando com a aplicação de medidas de redução de velocidade nas referidas ruas mas por defenderem a aplicação de outras que não as lombas, os Vereadores do PS abstiveram-se nesta deliberação.
Caldas da Rainha, 11 de Fevereiro de 2019.
(Luís Miguel Patacho) (Jaime Neto)