Balanço das comemorações dos 45 anos do 16 de março de 1974 evidencia a necessidade de requalificação urbana e paisagística da Rua Amílcar Mota !

             

O Vereador Jaime Neto congratulou-se por terem sido acolhidas as propostas por si apresentadas em anteriores reuniões camarárias, nomeadamente quanto às comemorações dos 45 anos do 16 de março de 1974 com a realização da visita ao quartel do ex-RI5 (actualmente Escola de Sargentos), assim como a oferta de lápis com inscrição alusiva ao “16 de Março” aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo, apresentada na reunião camarária de 2019/02/18.

Jaime Neto saudou também a implementação da sua proposta de colocação de ninhos de chapim em escolas do nosso concelho com zonas verdes que integrem pinheiros, como forma de prevenção da lagarta processionária (vulgo lagarta do pinheiro), apresentada na reunião camarária de 29/10/2018 no ponto 1619, constante da acta Nº 44/2018.

Referiu, no entanto, que ainda existe muito trabalho a realizar, atendendo que tanto os professores como os alunos não possuem um completo conhecimento sobre o “16 de Março”, pelo que sugeriu que fosse contactado o Ministério da Educação, no sentido de ser colmatada a ausência desta referência histórica nos manuais escolares. Apresentou também a proposta à Câmara Municipal para solicitar os serviços da historiadora Joana Tornada com o objectivo de completar as muitas lacunas de informação relevante, incluindo fotografias, no sítio da internet, [https://pt.wikipedia.org/wiki/Levantamento_das_Caldas].

Referiu ainda que existe necessidade de um maior investimento na requalificação urbana e paisagística da Rua Amílcar Mota, atendendo que a zona onde se encontra implantado o monumento alusivo ao “16 de Março” carece de ser reabilitada, apresentando passeios degradados em muito mau estado nos quais se acumula água da chuva e lama a que se adicionam problemas de acalmia do trânsito. Observou também que tais problemas foram referenciados negativamente pelo Sr. Comandante da Escola de Sargentos e pelo Sr. Director da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), que também solicitam mais e melhores investimentos na requalificação urbana e paisagística desta rua e dos arruamentos adjacentes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s