
O Grupo Municipal do Partido Socialista (PS), constituído por Jaime Neto, Pedro Seixas e Vânia Almeida, votou a favor da aprovação da 8ª revisão ao Orçamento da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e 8ª revisão às Grandes Opções do Plano (GOP) e PPI/AMR para o ano de 2023.
O porta-voz do Grupo Municipal do PS saudou o pagamento da tranche final de € 700 000 aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), observando que se trata de uma dívida já com 12 anos da Câmara Municipal das Caldas da Rainha (CMCR) aos SMAS que é finalmente saldada.
Esta dívida era uma nódoa nas Contas do Executivo repetidamente identificada pelo Revisor Oficial de Contas ao longo de muitos anos e que, de certo modo, nos envergonhava a todos.
Esta decisão da CMCR vem na sequência da proposta feita anteriormente pelo Grupo Municipal do PS na sessão de 2022/02/15 na qual referiu que (…) reitera, mais uma vez, que urge, quanto antes, liquidar o remanescente da dívida de € 690 000,00, por razões de transparência e de rigor das contas e de expurgação de reservas na sua CLC, que não abonam favoravelmente o Município das Caldas da Rainha.
O anterior executivo PPD-PSD criou sempre a narrativa política da boa saúde financeira, mas, de facto, havia este esqueleto no armário, que finalmente podemos enterrar de vez e criar as melhores condições para que os SMAS possam continuar a investir na melhoria do serviço, com sustentabilidade financeira.