3ª Reunião da Comissão de Urbanismo

Brasão_Caldas_da_Rainha  PU_Salir_do_Porto PERU_Apresentação_folha_1

Jaime Neto e Manuel Nunes, na qualidade de membros da 1ª Comissão Municipal de Urbanismo, participaram na 3ª reunião desta Comissão, agendada com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1 – Plano de Urbanização de Salir do Porto- apreciação e exposição das exposições apresentadas no decurso da discussão pública;

2 – Proposta de delimitação de Áreas de Reabilitação Urbana;

!__________________________________________________________________________

1. Plano de Urbanização de Salir do Porto- apreciação e exposição das exposições apresentadas no decurso da discussão pública

  • Relativamente ao Plano de Urbanização de Salir do Porto os membros do grupo municipal  do Partido Socialista começaram por dizer que, tal como muitas vezes se critica a Justiça por ser lenta e não actuar num tempo razoável, também vai mal o planeamento urbanístico quando decorre um prazo de mais de 10 anos para concretizar a aprovação de um plano de urbanização. Mesmo assim, os membros do grupo municipal do PS manifestaram a sua disponibilidade para aprovar o referido Plano de Urbanização de Salir do Porto, apesar das objecções técnicas e políticas às numerosas fragilidades do plano e de este impôr um substancial aumento de área urbanizável num espaço social e territorial que regista, mesmo em tempo de crise na construção civil, uma assinalável pressão urbanística para esta freguesia.
  • Além disso, manifestaram a sua disponibilidade para atender às justas e fundamentadas alegações dos munícipes que pretendem ver convertida, no plano de pormenor de Salir do Porto, uma área de tipologia agrícola para espaço urbanizáveis, pelos seguintes motivos: a) esta área está actualmente contemplada em plano director municipal como espaço urbanizáveis; b) haveria graves prejuízos financeiros para as famílias proprietárias se esta alteração de tipologia que o plano de pormenor impôs se realizasse; c) não há alteração na relação de proporcionalidade entre áreas urbanizáveis e áreas verdes presente no conceito original do plano de pormenor; c) nenhuma das áreas propostas para espaço urbanizável exige investimentos municipais em infraestruturação.

2. Proposta de delimitação de Áreas de Reabilitação Urbana;

  • Jaime Neto fez uma apresentação da proposta do grupo municipal do Partido Socialista, começando por referir que a proposta foi entregue na Assembleia Municipal já em 2014/ 07/ 16, tendo por isso passado quase um ano sem que a Câmara Municipal tenha prestado quaisquer informações sobre o decorrer dos trabalhos.
  • Para além, o que agora a Câmara Municipal propõe é uma delimitação de ARU’s e não a definição de uma estratégia para as políticas urbanas de reabilitação.
  • Referiu também que, para o grupo municipal do PS, primeiro vem o delinear da estratégia e só depois é que vem a delimitação das ARU’s. Ora, a Câmara Municipal parece entender o processo precisamente ao contrário.
  • Depois de uma ampla troca de opiniões, o assunto foi agendado para continuação numa próxima reunião.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s