Proposta de organização de um concurso escolar tendo em vista a produção de selos alusivos à Rota Bordaliana

Os vereadores do PS, Luís Patacho e Jaime Neto, apresentaram uma proposta de organização de um concurso escolar tendo em vista a produção de selos alusivos à Rota Bordaliana.

A proposta mereceu acolhimento por parte do Executivo Municipal, tendo o Sr. Presidente da Câmara indicado os vereadores executivos da Educação e da Juventude como responsáveis pela sua implementação.

Proposta de organização de um concurso escolar tendo em vista a produção de selos alusivos à Rota Bordaliana

Os vereadores do Partido Socialista (PS) consideram o ‘marketing’ como um instrumento relevante na afirmação da centralidade territorial das Caldas da Rainha, essencial para a definição de uma estratégia de atração de visitantes à nossa cidade e concelho. O projecto da chamada ‘Rota Bordaliana’, valorizando a produção artística de Bordalo Pinheiro ao nível cerâmico artesanal e industrial, é um excelente exemplo de marketing territorial. Já foram produzidas e implantadas no espaço público um número significativo de reproduções agigantadas das peças originais de figuras populares como o Zé Povinho, a Maria da Paciência, a Ama das Caldas, a Saloia, o Polícia, o Padre, com que mordazmente Rafael Bordalo Pinheiro caricaturizava a sociedade do seu tempo. A estas juntam-se ainda as figuras da sua produção naturalista como os sardões, os caracóis, as rãs, as vespas, as andorinhas, os macacos e os gatos que, nas ruas das Caldas, aparecem em versão de “gato a caçar” e de “gato assanhado”.

No entanto, falta ainda completar este projecto com a sua expansão para além do centro da cidade e o seu alargamento à valorização da produção industrial de azulejos da Fábrica Bordalo Pinheiro, ainda presentes no seu estado original em muitos edifícios das Caldas da Rainha, apesar de alguma degradação evidente. Falta a informação sobre estes azulejos frente à fachada dos edifícios onde ainda é possível contemplá-los. Adicionalmente, todo este projecto carece também de uma divulgação consistente, mais alargada e diversificada, tanto a nível nacional como internacional.

Tendo em vista contribuir para esse objectivo, os vereadores do PS apresentam a seguinte proposta:

a) criação e implementação de um concurso escolar, com vários escalões, para os alunos do ensino básico, secundário e superior, tendo como tema a produção de selos alusivos à Rota Bordaliana, desde os bonecos urbanos aos azulejos cerâmicos industriais existentes nos edifícios das Caldas da Rainha;

b)  premiar os melhores projectos nos diversos escalões, que servirão de base para a produção de selos alusivos à Rota Bordaliana;

c)  Instruir os Serviços Camarários para a utilização regular destes selos, depois de produzidos, no envio de cartas institucionais do Município das Caldas da Rainha a entidades públicas e privadas de âmbito nacional e internacional, sempre que tal seja desejável e aconselhável como instrumento de ‘marketing’ territorial.

 

(Luís Patacho)                 (Jaime Neto)

Anúncios

One thought on “Proposta de organização de um concurso escolar tendo em vista a produção de selos alusivos à Rota Bordaliana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s