Estacionamento de autocarros de turismo nas traseiras do Chafariz das Cinco Bicas

O Vereador Jaime Neto manifestou interesse em conhecer o projecto de alterações no funcionamento do parque de estacionamento implantado nas traseiras do Chafariz das Cinco Bicas, com o objectivo de receber autocarros de turismo durante os fins-de-semana e feriados, atendendo a que tal projecto se ‘arrasta’ já há algum tempo sem data previsível de conclusão.

Jaime Neto manifestou a vontade de apresentar eventuais contribuições positivas para o enquadramento e a evolução do mesmo, sublinhando no entanto que os vereadores do PS entendem que não se justifica a permanência dos autocarros de turismo durante todo o tempo de visita neste local.  De facto, com a generalização de meios de comunicação móvel, os autocarros de turismo podem estacionar para deixar os visitantes e turistas, partindo em seguida para estacionar noutro local e voltando às traseiras do Chafariz das Cinco Bicas apenas quando solicitados.

Luís Patacho e Jaime Neto entendem que, dadas as suas dimensões físicas, a permanência de autocarros de turismo por longos períodos neste local afecta negativamente a desejável qualidade urbana e espacial de um sítio tão emblemático para a nossa Cidade como este. Na verdade, este espaço urbano deveria ser devolvido à fruição pedonal pelos Cidadãos Caldenses, assim como de visitantes e turistas, considerando que é um espaço urbano privilegiado de articulação entre a Praça da República e a Mata Rainha Dona Leonor.  Até lá, é fundamental investir na melhoria das qualidades espaciais de enquadramento de um monumento datado de 1748 e classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) desde 1982.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s