O Vereador Jaime Neto manifestou interesse em conhecer o projecto de alterações no funcionamento do parque de estacionamento implantado nas traseiras do Chafariz das Cinco Bicas, com o objectivo de receber autocarros de turismo durante os fins-de-semana e feriados, atendendo a que tal projecto se ‘arrasta’ já há algum tempo sem data previsível de conclusão.
Jaime Neto manifestou a vontade de apresentar eventuais contribuições positivas para o enquadramento e a evolução do mesmo, sublinhando no entanto que os vereadores do PS entendem que não se justifica a permanência dos autocarros de turismo durante todo o tempo de visita neste local. De facto, com a generalização de meios de comunicação móvel, os autocarros de turismo podem estacionar para deixar os visitantes e turistas, partindo em seguida para estacionar noutro local e voltando às traseiras do Chafariz das Cinco Bicas apenas quando solicitados.
Luís Patacho e Jaime Neto entendem que, dadas as suas dimensões físicas, a permanência de autocarros de turismo por longos períodos neste local afecta negativamente a desejável qualidade urbana e espacial de um sítio tão emblemático para a nossa Cidade como este. Na verdade, este espaço urbano deveria ser devolvido à fruição pedonal pelos Cidadãos Caldenses, assim como de visitantes e turistas, considerando que é um espaço urbano privilegiado de articulação entre a Praça da República e a Mata Rainha Dona Leonor. Até lá, é fundamental investir na melhoria das qualidades espaciais de enquadramento de um monumento datado de 1748 e classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) desde 1982.