O membro da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha Vasco Baptista e o Vereador Jaime Neto integraram uma delegação composta por deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria, presidentes das Câmaras de Alenquer (presidente da CIM Oeste), Torres Vedras e Lourinhã, vice-presidentes, vereadores das Câmaras de Bombarral, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Caldas da Rainha, presidentes de Juntas de Freguesia e membros de Assembleias Municipais que se deslocaram a Lisboa no dia 19/072018, tendo sido recebidos pelo gabinete do Ministério do Planeamento e Infraestruturas.
A deslocação entre as Caldas da Rainha e Lisboa devia ter sido feita de comboio, mas o comboio das 13.15 acabou por suprimido, pelo que tiveram de recorrer a alternativas.
Esta linha, depois de anos de paralisia e de ineficiência, tem de tornar-se um meio de transporte rápido, eficaz e responder às necessidades dos cidadãos, das famílias e das empresas da Região do Oeste, sustentou Margarida Marques, deputada do PS. A delegação entregou uma nota no gabinete do ministro Pedro Marques, que se anexa, onde exprimem as suas preocupações e as medidas concretas que deverão ser tomadas, medidas que integram já o Plano Ferroviário e que estão normalmente calendarizadas, mas cujo calendário tem vindo a derrapar. Destaca-se:
A modernização e eletrificação da Linha do Oeste, entre Meleças e Caldas da Rainha, que consta do plano Ferrovia 2020. O projeto, cujo investimento é de 112 milhões de euros, recebeu parecer ambiental favorável em junho, estando neste momento a ser preparado o lançamento do concurso para a obra, o que deverá ocorrer nos próximos meses;
- Este ano será lançado o concurso para a elaboração do projeto entre Caldas e Louriçal;
- Lançamento do concurso para a modernização e eletrificação da linha ferroviária do Oeste; está a ser preparado, devendo ocorrer nos próximos meses;
- Modernização dos sistemas de sinalização e telecomunicações para garantir uma maior segurança a todos os utentes;
- Renovação do material circulante. A não aquisição de material circulante tem inviabilizado a modernização da linha;
Para além disso, entendem essencial a elaboração do estudo sobre a ligação à linha do Norte, de forma a garantir a sua inclusão no próximo quadro de financiamento plurianual. O gabinete do ministro Pedro Marques manifestou o seu empenhamento em cumprir os calendários já desenhados e assegurou que vai desenvolver as diligências necessárias para que, no imediato, a prática sistemática de anulação de comboios (experienciada aliás pela delegação) possa ser ultrapassada.
No dia 27 de julho de 2018 o ministro Pedro Marques fez dois importantes anúncios como resposta às solicitações dos autarcas e das populalções:
- a CP vai alugar em Espanha comboios a diesel para melhorar o serviço nas linhas do Oeste e do Algarve;
- O aluguer de material diesel à empresa espanhola Renfe constitui uma solução provisória e visa suprir apenas necessidades temporárias no contexto da electrificação da rede ferroviária, afirmou Pedro Marques
- a contratação de mais 102 pessoas para a manutenção do material ferroviário.
- Estas pessoas são contratadas para a manutenção do material circulante e, se tudo correr bem nos concursos, no último trimestre deste ano já estarão ao serviço na EMEF. Fará toda a diferença na disponibilidade do material circulante que já temos e que está agora eventualmente imobilizado ou em piores condições de circulação, assinalou Pedro Marques.
Aos jornalistas, o ministro acrescentou que os problemas actuais naquelas linhas regionais ocorrem também porque não se procedeu, no passado, à electrificação da infra-estrutura.Estamos a fazê-la agora, como sabem. No início de 2019, tanto na Linha do Algarve, como na Linha do Oeste, estaremos a começar a electrificação dessas linhas, afirmou Pedro Marques.