Declaração de voto de abstenção sobre o “Mapa de Pessoal para o ano de 2020 da Câmara Municipal das Caldas da Rainha”

 

Os Vereadores do Partido Socialista, Luís Patacho e Jaime Neto, apresentaram uma declaração de voto de abstenção sobre o “Mapa de Pessoal para o ano de 2020 da Câmara Municipal das Caldas da Rainha”, tendo apresentado a seguinte declaração de voto:

Declaração de voto de abstenção sobre o “Mapa de Pessoal para o ano de 2020 da Câmara Municipal das Caldas da Rainha”

(ponto 1580/2019 da Reunião Camarária de 2019/10/28)

O Mapa de Pessoal da Câmara Municipal das Caldas da Rainha (CMCR) para o ano de 2020 continua a apresentar as mesmas lacunas e a enfermar dos mesmos erros que o referente a 2019, que urge, mais do que nunca, sanar quanto antes, pelo que os vereadores do PS repisam, novamente, o que antes haviam dito relativamente aos Mapas para 2019 e 2018.

Continua a faltar, a nosso ver, um Diretor do Departamento de Obras, Urbanismo e Defesa do Ambiente. Recorde-se que só existe uma única Diretora de Departamento na Câmara Municipal.

A Divisão Administrativa e Financeira continua a ser uma Divisão fantasma, sem qualquer trabalhadores a ela afeta. 

O Organograma da Câmara Municipal, que já era completamente desajustado e disfuncional, agora, mais do que nunca urge rever profundamente, dotando-o de clareza, transparência e objetividade no seu funcionamento orgânico. É até incompreensível a todos os níveis que não se altere, considerando a entrada nos quadros de mais de 240 novos trabalhadores, em consequência da transferência de competências no âmbito da Descentralização.

É necessário que as Unidades de Desenvolvimento Social, da Educação e da Cultura saiam da dependência da Divisão Administrativa e Financeira, desde logo porque esta parece apenas existir no papel.

A Educação, mais do que nunca, face à entrada de mais de 230 trabalhadores nesta área ganha ainda maior relevância na estrutura da Câmara Municipal, sendo necessário que passe a ser uma Divisão.

Continuamos a entender que o Desporto justificaria ter uma Unidade própria, quando atualmente é uma Secção conjunta com a Educação.

Defendemos a criação de um Gabinete de Apoio ao Associativismo, com consagração no organograma, cuja proposta, aliás, já apresentámos, que se justifica pela relevância do movimento associativo e a atividade por este gerada.

Entendemos que é desejável a transversalidade da Educação, Cultura, Desporto, Juventude e Associativismo, pelo que devem estar organicamente interdependentes.

O Desenvolvimento Económico e o Turismo devem ter uma Unidade e Secção, respetivamente, pela importância que devem ter na estrutura da Câmara Municipal.

Mantemos o entendimento de que deveria existir uma Unidade de Auditoria Interna. 

Reitera-se a nossa incompreensão pela Secção de Obras Particulares se encontrar na dependência da Unidade Jurídica e Administrativa, quando até nas reuniões da Câmara Municipal os processos de licenciamento de Obras Particulares são apresentados pelo Chefe de Divisão de Gestão Urbanística e Planeamento.

Não compreendemos também a razão de ser de o Gabinete Técnico da Reabilitação Urbana não estar integrado no Departamento de Obras, Urbanismo e Defesa do Ambiente. Como temos vindo a evidenciar, essa falta de integração tem efeitos negativos no desenvolvimento de políticas integradas de planeamento, gestão urbanística e defesa do ambiente.

Por outro lado, como temos vindo a defender desde o início do mandato, defendemos a criação de um Gabinete de Planeamento e Gestão Estratégica, integrante do organograma, que deve ter por missão a orientação política estratégica de planeamento territorial, devidamente articulada com as políticas e fundos europeus para o desenvolvimento económico e social do concelho.

Razões pelas quais os vereadores do PS se abstêm quanto ao Mapa de Pessoal para 2020 da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, esperando que as considerações e propostas acima enunciadas sejam, definitivamente, acolhidas.  

Caldas da Rainha, 28 de outubro de 2019.

(Luís Miguel Patacho)               (Jaime Neto)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s