Declaração de voto sobre “Protocolo para Cedência Gratuita de Espaços no Hospital Termal Rainha D. Leonor”

 

 

Os Vereadores do Partido Socialista, Luís Patacho e Jaime Neto, votaram favoravelmente o “Protocolo para Cedência Gratuita de Espaços no Hospital Termal Rainha D. Leonor” com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO), tendo apresentado a seguinte declaração de voto:

Declaração de voto sobre “Protocolo para Cedência Gratuita de Espaços no Hospital Termal Rainha D. Leonor”

(ponto 220/2020 da Reunião Camarária de 2020/02/10)

Os Vereadores do Partido Socialista (PS) votaram favoravelmente o “Protocolo para Cedência Gratuita de Espaços no Hospital Termal Rainha D. Leonor” com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) por entenderem que é globalmente bom para os interesses da população, registando, ainda, como positiva esta ou outras parcerias de idêntica natureza entre o Município e uma das mais relevantes instituições da Região Oeste, como é o CHO.

Não obstante esse voto favorável, ressalvam que são frontalmente contra a utilização do estacionamento atrás do Chafariz das Cinco Bicas para parqueamento de autocarros turísticos.

Os Vereadores do PS têm vindo a denunciar, desde sempre, que a utilização desse espaço para parqueamento dos autocarros é errada fundamentalmente por três motivos: (1) não é correcto do ponto de vista do ordenamento de trânsito e da mobilidade urbana o estacionamento de autocarros de grandes dimensões numa zona tão central da cidade e de acesso difícil, a que acresce o facto de (2) se tratar de uma zona muito próxima da obra Jardim De Água, do Mestre Ferreira da Silva, o que ofusca e não oferece dignidade àquela monumental obra (3) e ainda se tratar de uma zona contígua ao Chafariz das 5 Bicas, um Imóvel classificado como de Interesse Público pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) desde 1982.

Na realidade, os Vereadores do PS, cfr. consta do seu Programa Eleitoral e profusamente defendido em intervenções públicas, defendem que nesse espaço deveria ser criada uma Zona de Embarque e Desembarque de passageiros para autocarros de turismo, devidamente infraestruturada para o efeito, mas sem estacionamento aí desses veículos. Ou seja, os autocarros deveriam desembarcar aí os passageiros e depois ser estacionados numa zona mais desafogada da cidade, voltando apenas para o embarque dos passageiros.

Proposta esta, aliás, coincidente com o defendido pelo técnico que efetuou recentemente a apresentação em reunião de Câmara do projecto do “Plano Municipal de Mobilidade Urbana das Caldas da Rainha”.

Por outro lado, entendem ainda os Vereadores do PS que o Protocolo poderia ir mais longe no que respeita aos incentivos ao recrutamento de profissionais de saúde, em especial médicos de especialidades mais carenciadas na Unidade Hospitalar das Caldas da Rainha, como sejam ortopedistas e anestesistas, com o aprofundamento de medidas concertadas entre o Município e o CHO que potenciassem a atractividade do Hospital e do concelho das Caldas da Rainha para aqueles profissionais, para além da mera disponibilidade de uns poucos quartos de um apartamento da Câmara Municipal.

Para além do que foi acima referido, os Vereadores do PS entendem que a Câmara Municipal deveria elaborar e implementar, a médio prazo, um projecto global para todo este espaço urbano, com o objectivo de valorizar o Chafariz das 5 Bicas e o Jardim de Água como dois elementos fundamentais de uma rota pedonal de fruição urbana e paisagística desde a Praça da República até à Mata Rainha Dª Leonor.

Ainda assim, reiteram que o Protocolo é globalmente favorável aos interesses da população e uma parceria que saúdam, razão pela qual votaram favoravelmente a sua aprovação.

Caldas da Rainha, 17 de Fevereiro de 2020. 

(Luís Miguel Patacho)             (Jaime Neto)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s