Os Vereadores do Partido Socialista, Luís Patacho e Jaime Neto, votaram contra a aprovação de comparticipação financeira à ADIO destinada a fazer face às despesas com a disponibilização do Pavilhão da Expoeste para a realização de Seminário e Acção de Formação, tendo apresentado a seguinte declaração de voto:
Declaração de voto contra a aprovação de comparticipação financeira à ADIO destinada a fazer face às despesas com a disponibilização do Pavilhão da Expoeste para a realização de Seminário e Acção de Formação
(ponto 630/2020 da Reunião Camarária de 2020/05/04)
A ADIO beneficiou de um subsídio geral anual da Câmara Municipal para o ano de 2019 de EUR 45 000,00, tendo em vista, nomeadamente, a promoção de feiras, certames, exposições, congressos e eventos diversos de interesse Municipal. Valor esse que subiu para EUR 104 000,00 relativamente ao ano de 2020.
Por isso, os Vereadores do PS continuam a não compreender a razão de ser deste tipo de comparticipações financeiras, uma vez que a realização do evento “Exercícios de Cooperação de Bombeiros de Diversos Pontos do País no ano de 2019 ”, cuja relevância e mérito se ressalvam, se integra inequivocamente no âmbito dos “eventos diversos de interesse Municipal” previstos no Protocolo, estando, consequentemente, já subsidiados por esta Câmara. O que configura, portanto, uma duplicação de subsídios.
A atribuição de um subsídio por cada evento, feira, certame ou exposição realizada pela ADIO é a prova daquilo que os vereadores do PS têm vindo a denunciar a respeito da insustentabilidade financeira desta Associação, que, cfr. abundantemente têm referido, e aqui se repisa, já deveria ter sido extinta há muito, mal se percebendo, muito mal, por que ainda não foi materializada a sua fusão na futura Caldas XXI.
Como assim, os Vereadores do PS votam contra este subsídio.
Caldas da Rainha, 04 de maio de 2020.
(Luís Miguel Patacho) (Jaime Neto)