Os Vereadores do Partido Socialista (PS), Luís Patacho e Jaime Neto, congratularam-se com a renúncia da empresa Australis Oil & Gás Portugal, ao contrato celebrado com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), no sentido de procurar e explorar gás natural pelo método de fraturação hidráulica (“fracking“) nas áreas que lhe foram concessionadas na Batalha e em Pombal.
Esta congratulação foi partilhada por unanimidade de todo o Executivo Municipal, considerando os elevados impactos negativos de tal exploração na qualidade de vida das populações.
Os Vereadores do PS referiram ainda que a Câmara Municipal das Caldas da Rainha já tinha rejeitado por unanimidade de todo o executivo municipal, em reunião camarária anterior, a possibilidade de exploração de gás natural pela empresa Australis Oil & Gás Portugal no nosso território concelhio, nomeadamente na zona da Serra do Bouro, considerando os elevados impactos negativos que tal exploração poderia originar nos recursos hidro-geológicos do Vale Tifónico.