Declaração de voto e de pronúncia sobre a legalização de obras já efectuadas no Colégio Rainha D. Leonor sem licenciamento camarário

Os Vereadores do Partido Socialista (PS), Luís Patacho e Jaime Neto , votaram a favor da aprovação da legalização de obras já executadas no Colégio Rainha D. Leonor, S.A., tendo apresentado a seguinte declaração de voto e de pronúncia:

Declaração de voto e de pronúncia sobre o Processo nº 01/2019/74 titulado por Colégio Rainha D. Leonor, S.A.

(ponto 1514/2020 da Reunião Camarária de 06/10/2020)

Os Vereadores do Partido Socialista (PS) foram surpreendidos, pela segunda vez num curto período de tempo, com um pedido de licenciamento de legalização de obras já feitas em edifícios extraordinariamente relevantes e com uma área alargada de ampliação e intervenção, desta vez referentes ao complexo escolar do Colégio Rainha D. Leonor, sito na Rua Luís Caldas.

Foi com perplexidade que tomaram conhecimento na reunião camarária de 2020/10/06 que o edifício onde funciona a creche e pré-escolar, com 1185m2 e o pavilhão desportivo, com 2 248m2, já há muito tempo utilizados por crianças e jovens, não se encontravam licenciados pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha (CMCR), não tendo, consequentemente, licença de utilização para funcionarem legalmente.

É incompreensível, tanto à luz da legislação em vigor como de todos os princípios, nomeadamente administrativos, cívicos e políticos, incluindo os que regem o raciocínio lógico, a inteligência mediana e o público e notório, que mais uma vez uma situação destas possa acontecer sem o conhecimento da CMCR. O que torna a deixar o Município numa situação de fragilidade quanto à sua autoridade administrativa e do maior constrangimento quanto ao seu poder efectivo de fiscalização da legalidade.

Acresce tratar-se de uma instituição de ensino, privada, é certo, mas sujeita às regras estabelecidas pelo Ministério da Educação, o que eleva tamanha bizarria à condição de inconcebível e mais grave ainda, dado que tanto as autoridades locais como as nacionais falharam na sua missão de monitorização e fiscalização das condições de funcionamento do serviço de Educação no Colégio Rainha D. Leonor.

Por isso, não obstante o voto favorável dos Vereadores do PS relativamente ao pedido de licenciamento de legalização de obras, não podem deixar de manifestar esta sua perplexidade e censura política da maioria PSD, por descurarem a sua missão de fiscalização das obras de iniciativa privada.

Caldas da Rainha, 06 de Outubro de 2020.

(Luís Miguel Patacho) (Jaime Neto)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s