É urgente pôr ordem e racionalidade no espaço público, com mais e melhor investimento camarário também nas placas toponímicas das Caldas da Rainha, com o objectivo de qualificar a paisagem urbana e reforçar a sua atractividade

Rua Dom João II ou Rua Maria dos Cacos ?

Os Vereadores do Partido Socialista (PS),  Luís Patacho e Jaime Neto, referiram que, no passado Domingo de eleições presidenciais, se depararam com uma situação que reputam de caricata: no início da Rua D. João II, existe uma placa do lado esquerdo que identifica aquela artéria como Rua D. João II e do lado direito outra com a identificação como Rua Maria dos Cacos. Os Vereadores do PS entendem que tal facto pode gerar confusão nos cidadãos Caldenses e sugeriram que seja rapidamente corrigida esta situação, sem prejuízo da Rua Maria dos Cacos corresponder à anterior designação do referido arruamento.

Os Vereadores do PS afirmaram ainda que seria preferível, na mesma placa, identificar a actual designação e, por baixo, colocar a antiga.

Relacionado com esta situação solicitaram ainda o envio de informação sobre o ponto da situação da toponímia nas Caldas da Rainha, designadamente quais são os nomes a considerar, em lista de espera para atribuição de nomes de ruas, praças e largos. Referiram que não têm qualquer informação sobre este assunto, apesar de entenderem que tem havido pouca urbanização com criação efectiva de espaços públicos e consequente ausência de necessidade de atribuir nomes.

Os Vereadores do PS reiteraram a proposta de ser colocado nas placas toponímicas um pequeno descritivo a justificar a atribuição do nome, assim como nas propostas de atribuição de novos nomes a considerar para esse efeito.

Os Vereadores do PS voltaram a reiterar também a pertinência da sua proposta ressentida na reunião camarária de em 2018/09/10, para uniformização dos critérios e tipologia das placas toponímicas em toda a cidade e concelho.

Os Vereadores do PS relembraram ainda, no âmbito deste assunto, uma outra proposta sua apresentada em 2018/06/04, para a colocação de placas toponímicas cerâmicas de Bordalo Pinheiro no centro histórico, atendendo que daqui a 2,3 ou 4 anos, quando a linha ferroviária estiver modernizada e com uma maior afluência de turistas, estas placas serão uma mais valia para a atratividade do nosso centro histórico.

Os Vereadores do PS defendem que é urgente pôr ordem e racionalidade no espaço público, com mais e melhor investimento camarário nas placas toponímicas das Caldas da Rainha, com o objectivo de qualificar a paisagem urbana e reforçar a sua atractividade.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s