Qual é o ponto de situação do concurso para a construção da nova ponte pedonal sobre a linha ferroviária junto à estação e do projecto de requalificação dos espaços adjacentes?

Ponte pedonal existente e já degradada sobre a linha ferroviária

O Grupo Municipal do Partido Socialista (PS), constituído por Jaime NetoPedro Seixas e Vânia Almeida, solicitou ao executivo municipal e aos serviços camarários o ponto de situação da organização do concurso para a construção de uma ponte pedonal sobre a linha ferroviária do Oeste, junto à estação ferroviária.

Considerando que o 1º concurso público não teve concorrentes, o Grupo Municipal do PS, através do seu porta-voz Jaime Neto, solicitou informações sobre o novo valor-base e também sobre o estudo orçamental de alternativas a uma ponte, nomeadamente a ligação por túnel subterrâneo à estação por baixo da linha ferroviária.

O Grupo Municipal do PS referiu ainda a grande importância estratégica para a cidade e o concelho das Caldas da Rainha da requalificação dos espaços urbanos adjacentes à estação ferroviária, observando que, quando a linha estiver modernizada, a estação ferroviárias das Caldas da Rainha deverá ter desejavelmente as melhores condições para se tornar no principal centro intermodal do Oeste, articulando o transporte rodoviário com o transporte ferroviário.

O Grupo Municipal do PS referiu ainda que discorda da construção de um único silo de estacionamento em altura na Avenida 1º de maio, considerando que as ruas adjacentes não têm capacidade de escoamento, congestionando o centro urbano.

O Grupo Municipal do PS referiu que apoia a proposta já apresentada anteriormente pelos Vereadores do PS no mandato autárquico anterior, na reunião camarária de 2021/02/08, através da construção de um parque de estacionamento subterrâneo e um edifício à superfície com espaços comerciais e salas para encontros de negócios empresariais, que possa acolher todas as sinergias económicas e sociais que a estação ferroviária das Caldas da Rainha irá potenciar, reforçando a centralidade urbana da estação e a centralidade territorial da nossa cidade e concelho.

O Grupo Municipal do PS voltou a sublinhar a relevância estratégica e a adequação do terreno situado no final da Rua 15 de agosto como elemento de diversificação da oferta de acessibilidade ferroviária, com o objectivo do melhor acolhimento das pessoas do Oeste Norte que se deslocam em automóvel e pretendem viajar de comboio até Lisboa ou Coimbra e Porto a partir das Caldas da Rainha. 

O Grupo Municipal do PS sublinhou também a importância política do seu potencial como pólo de desenvolvimento urbano da requalificação económica e social dos bairros para além da ponte, isto é, do Bairro dos Arneiros, do Bairro das Águas Santas e do Bairro da Ponte.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s