Voto de saudação à Mulher

O Grupo Municipal do Partido Socialista, constituído por Jaime NetoPedro Seixas e Vânia Almeida, apresentou o seguinte Voto de saudação à Mulher, aprovado por unanimidade de toda a Assembleia Municipal, tendo sido seu porta-voz Vânia Almeida:

Voto de saudação à Mulher

Em 1910, Clara Zetkin, propôs e fez aprovar na Dinamarca, durante uma conferência internacional de mulheres, um dia de luta Internacional da Mulher, em homenagem à dura luta travada pelas operárias de uma fábrica de têxtil, que organizaram uma grande greve reivindicando melhores condições de trabalho, redução da carga horaria, equiparação dos salários entre homens e mulheres.

Celebramos a 8 de março o Dia Internacional da Mulher. Neste dia saem à rua milhares de mulheres, unidas na defesa dos seus direitos e na luta pela obtenção de uma vida mais justa e digna.

Devemos aproveitar este dia para discutir o papel da mulher na sociedade atual. Juntar esforços para cada dia nos aproximarmos mais do ideal do fim do preconceito, da discriminação e da desvalorização da mulher. Mas, e acima de tudo porque a nossa responsabilidade nesta sede é política, podemos e devemos ser agentes dessa mudança que queremos ver, implementando e promovendo políticas públicas para a igualdade.

Apesar das muitas e significativas melhorias na vida das mulheres um pouco por todo o mundo, ainda muito há para fazer. Ainda subsistem as discriminações, as desigualdades salariais a violação de direitos essenciais na educação, na saúde e no trabalho.

Apenas para referir um exemplo, e segundo o relatório da União Europeia sobre Igualdade de Género, as assimetrias ao nível do rendimento são em média de 14,1% no que se refere a salários e de 29,5% em relação a pensões.

As mulheres, porque partem na maioria dos casos de uma situação socialmente mais desfavorável, são por esse motivo também as mais atingidas pelas crises.

Foi assim durante a COVID-19, tendo sido as primeiras a irem para casa, tendo que conciliar a sua vida profissional, com o acompanhamento do ensino à distância dos seus

Página 1 de 2 Grupo Municipal do Partido Socialista Assembleia Municipal das Caldas da Rainha

filhos, ao que se somou as suas habituais tarefas domésticas que estão, como sabemos na maior parte dos casos atribuídas às mulheres.

Ainda nos períodos de confinamento a que a população esteve obrigada para conter a pandemia também se verificou um aumento do risco de violência doméstica, agravada pela deterioração da situação socioeconómica e perda de emprego que afetou tantas famílias.

Também, e agora no cenário de crise humanitária, verificamos que as mulheres e também as crianças são as primeiras a sofrer com a crise provocada pela guerra, a quem gostava de aqui deixar uma palavra de solidariedade no momento difícil que atravessam.

Urge por isso desenvolver políticas que promovam uma sociedade equilibrada também pelo género e os municípios têm também um aqui um papel fundamental com a implementação dos planos municipais para a igualdade que entre outras medidas podem e devem preconizar ações que combatam as desigualdades nomeadamente, com o desenvolvimento de orçamentos sensíveis ao género, desenvolvendo políticas de gestão de recursos humanos que tenham na conciliação dos tempos de trabalho uma das suas prioridades, ou que possam promover ações de capacitação para as mulheres que valorizem e qualifiquem as suas competências reduzindo desta forma os fatores que as deixam mais vulneráveis perante o emprego, entre outras medidas.

Assim e neste dia 8 de Março de 2022, proponho que esta assembleia reunida neste dia aprove um voto de saudação a todas as Mulheres, permitindo-me destacar também as que trabalham no município apelando que não cessem os esforços na reivindicação pela igualdade de direitos e de oportunidades para todas e para todos.

Muito obrigada.

Caldas da Rainha, 8 de março de 2022.

O Grupo Municipal do PS

Jaime Neto Pedro Seixas Vânia Almeida


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s