Declaração de voto contra a construção de novo acesso ao parque de estacionamento do edifício de comércio Continente Bom Dia

O Vereador do PS entende que a construção de um novo – e desnecessário – acesso ao parque de estacionamento do Continente Bom Dia, a implantar na Av. Dom Manuel Figueira Freire da Câmara, exponencia a perigosidade do trânsito nesta avenida, sobretudo com uma nova entrada de veículos nesta artéria.

A nova entrada e saída de veículos para o parque de estacionamento a implantar naquela avenida praticamente confina com uma entrada para a mesma artéria, a norte.

A escassos 30 m a sul existe um entroncamento da Av. Dom Manuel Figueira Freire da Câmara com a Rua Visconde de Sacavém, cuja entrada nesta é feita com desvio do eixo da via, que alarga muito nessa zona, colocando os veículos, nessa circunstância, numa perspetiva frontal para quem desce aquela avenida no sentido sul-norte, o que por si só confere especial perigosidade à circulação automóvel.

Não bastante, a poucas dezenas de metros mais a norte existe um outro entroncamento com a Rua S. João de Deus, com um desenho assaz criativo e não menos perigoso, ademais numa zona com ciclovia partilhada e de atravessamento da faixa de rodagem da Avenida para essa rua.

Acresce tratar-se da principal via de entrada e saída sul da cidade, sendo uma das artérias com mais trânsito da cidade e aquela que mais ruído apresenta no centro histórico da cidade.

Acresce ainda que toda essa zona é contígua ao Parque D. Carlos, tem comércio e é mal iluminada.

Por outro lado, é  incompreensível que o Município fique sujeito à implementação de medidas que diminuam o ruído nesta Avenida a pouco mais de 100m desta nova entrada, no âmbito pelo Plano de Pormenor do Centro Histórico, mas autorize, em contramão, um convite ao vazamento de mais veículos automóveis para aquela avenida

Por fim, o parque de estacionamento tem francas entradas e saídas de veículos na Rua Fernando Ponte e Sousa, o que faz desta nova entrada e saída dispensável, senão supérflua.

Do que vem dito, é entendimento do Vereador do PS que esta nova entrada e saída de veículos na Avenida Dom Manuel Figueira Freire da Câmara, sobretudo a entrada nessa via, (1) potencia a perigosidade da circulação automóvel numa zona que já apresenta pontos e fatores que a tornam perigosa, (2) é contrária à cominação ao Município para implementação de medidas de diminuição de ruído naquela avenida,  sendo, outrossim (3) desnecessária ao acesso àquele estabelecimento comercial, razão pela qual votou contra a sua aprovação.


One thought on “Declaração de voto contra a construção de novo acesso ao parque de estacionamento do edifício de comércio Continente Bom Dia

  1. Aos representantes do PS na Câmara:

    Sendo totalmente ignorante em questões de trânsito, parece-me correta a posição tomada.

    Mário Tavares

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s