Valorização e investimento na ‘Feira 15 de agosto’

[Fotografia tirada na Feira 15 de agosto em 1909]

O vereador Jaime Neto referiu que a ‘Feira 15 de agosto’ tem uma enorme importância histórica e cultural para a nossa cidade e concelho dado que já existe há aproximadamente cinco séculos, sendo anterior à própria fundação da Vila das Caldas, como refere Jorge de São Paulo nas suas crónicas, que identifica o ano de 1504 como o ano da realização da 1ª Feira do 15 de agosto.

Observou que os conhecidos ceramistas Maria dos Cacos e Manuel Mafra venderam peças na feira do 15 de agosto e que toda a sua história e tradição evidenciam um enorme potencial inexplorado de ‘marketing’ da nossa cidade e concelho.

Jaime Neto considerou que tem havido um desinvestimento camarário nesta Feira nos últimos anos, estando agora reduzida a 4 dias apenas e que é urgente inverter esta situação. Para se ter um termo de comparação, referiu que a ‘Feira de maio’ em Leiria decorreu durante 1 mês, de 28 de abril a 27 de maio, sendo uma feira com grande animação e participação popular.

Jaime Neto considerou inaceitável que a ‘Feira 15 de agosto’ esteja reduzida a 4 dias apenas, parecendo condenada a acabar a médio prazo por falta de investimento camarário. Na verdade, a maioria que sustenta o executivo camarário investe apenas na Feira dos Frutos  como festa popular, parecendo procurar esquecer e apagar a longa história e tradição da Feira 15 de agosto.

Tendo como objectivo a valorização social e económica da Feira 15 de Agosto, Jaime Neto apresentou uma proposta da sua relocalização, em conjunto com a Feira semanal, por entender que o actual espaço é demasiado exíguo e desadequado, propondo e recomendando em alternativa o estudo da sua implantação no terreno camarário conhecido como ‘Texugos’.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s